Programa
Acreditação
Welcome
Host do Evento
Fátima Campos Ferreira
Jornalista
SESSÃO DE ABERTURA
Bruno Gomes
CEO do Grupo Trofa
António Almeida Dias
Presidente do Grupo CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
José Vila Nova
Chairman da MediCluster, Making Health Together
Vice-Presidente do Grupo Trofa Saúde
CERIMÓNIA DE ENTREGA DE BOLSA DE FORMAÇÃO MEDICLUSTER
Carlos Monteiro
CEO Biojam Holding Group
COOPERAÇÃO LUSO ÁRABE
Luís Filipe Menezes
Médico, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa
AS EXIGÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO TEMPO DAS PERCEÇÕES
Luís Paixão Martins
Consultor de Comunicação
ENTREvISTA CONDUZIDA POR FÁTIMA CAMPOS FERREIRA A NELMA FERNANDES, PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO EMPRESARIAL DA CPLP
PAUSA DE NETWORKING
O PAPEL DAS ORDENS PROFISSIONAIS NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENQUANTO GARANTE DE SUCESSO NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
Fátima Campos Ferreira
Jornalista
Miguel Guimarães
Médico, Ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, Deputado à Assembleia da República
Tiago Ramos
Representante da Secção Regional do Norte da Ordem
dos Médicos
Elisa Pedro Gaspar
Bastonária da Ordem dos Médicos de Angola
Beatriz Manuel Chongo
Presidente do Conselho de Certificação da Ordem dos
Médicos de Moçambique
PAUSA PARA ALMOÇO
COOPERAÇAO PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO EM SAÚDE «DESAFIOS E OPORTUNIDADES»
Fátima Campos Ferreira
Jornalista
Luís Guimarães
Administrador Executivo, Banco Português de Fomento
Neima Ferreira
Coordenadora Chefe do Programa Compacto Lusófono,
Banco Africano de Desenvolvimento
Luís Barbosa
Financial Services Market Leader, PwC Portugal
Nuno Rangel
CEO Rangel Logistics Solutions Portugal
José Pedro Costa
CEO Mediplus
Nuno Serrano
Administrador, MCS – Moçambique Companhia de Seguros
Armando Mota
CEO Sanlam Angola Seguros
FORMAR RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE «DESAFIOS DOS TRAJETOS QUOTIDIANOS EM SAÚDE»
Fátima Campos Ferreira
Jornalista
António Almeida Dias
Presidente do Grupo CESPU – Cooperativa de Ensino
Superior Politécnico e Universitário
Pedro Cunha
Presidente do Conselho de Administração da ULS AAVE
José Tulha
Diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital da Prelada
Carlos Masseca
Diretor do Complexo Hospitalar de Doenças
Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do
Nascimento, Angola
Manuela Mendes
Diretora do Hospital Materno Infantil Manuel Pedro
Azancot de Menezes, Angola
PAUSA DE NETWORKING
PROGRAMA PALOP EXPERTSAÚDE
Fátima Campos Ferreira
Jornalista
José Carlos Cruz
Diretor da Associação Ensinar Saúde Norte (AESN)
Jorge Curval
Diretor da Associação Ensinar Saúde Norte (AESN)
Nuno Araújo
Coordenação Pedagógica do Projecto PALOP ExpertSaúde,
Associação Ensinar Saúde Norte (AESN)
Clara Paz Dias
Formadora, Diretora Clínica ULS AAVE
Cátia Costa
Médica, Formanda do PALOP ExpertSaúde, Cabo Verde
ASSINATURA DE PROTOCOLO ENTRE A ULS AAVE E O HOSPITAL MATERNO INFANTIL MANUEL PEDRO AZANCOT DE MENEZES, ANGOLA
PROGRAMA MEDICLUSTER, MAKING HEALTH TOGETHER, "FAZER BEM SAÚDE" «WILLING BUT NOT YET READY AND ABLE»
José Vila Nova
Chairman da MediCluster, Making Health Together
Vice-Presidente do Grupo Trofa Saúde
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Speakers
Maria de Fátima Campos Ferreira
Jornalista

Maria de Fátima Campos Ferreira
Jornalista
Maria de Fátima Campos Ferreira é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Iniciou a carreira como docente e começou o percurso jornalístico na RTP em 1986, onde apresentou telejornais, entrevistas, reportagens e operações especiais marcantes na história do país. Coordenou e apresentou, durante 18 anos, o programa “Prós & Contras”, espaço central do debate público em Portugal, promovendo semanalmente o confronto de ideias sobre temas sociais, políticos, económicos, culturais e desportivos. Atualmente, apresenta o programa de entrevistas “Primeira Pessoa” na RTP1. Docente de Jornalismo na Universidade Lusófona, mantém uma participação ativa como moderadora e palestrante em fóruns académicos e instituições sociais. Pelo seu contributo para o jornalismo e para a sociedade portuguesa, foi distinguida com a Comenda da Ordem de Mérito (2005) e com a Medalha de Mérito da Cidade do Porto (2022).
António Almeida Dias

António Almeida Dias
António Almeida Dias é Doutorado em Medicina, Ciências Fisiológicas e Farmacológicas (1993) e licenciado em Medicina (1985), ambos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde exerceu atividade docente ao longo de 15 anos (1984–1999). Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL e Presidente do Instituto Politécnico de Saúde do Norte/CESPU. Exerce funções como Professor Associado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde e Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Saúde do Norte – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Paralelamente, desempenha cargos de relevo a nível nacional e internacional, sendo Presidente da CESPU Europa, S.A., Presidente da PEA – Projetos Educativos de Angola, S.A., Professor Associado Convidado no Instituto Superior Técnico Militar de Luanda (ISTM) e Presidente da Assembleia Geral da RACS – Rede Académica de Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Armando Mota
CEO Sanlam Angola Seguros

Armando Mota
CEO Sanlam Angola Seguros
Armando Jorge Mota é um experiente gestor português da área de seguros, com mais de três décadas dedicadas aos setores bancário e segurador em Portugal e Angola. Formado em Gestão de Empresas (BSc) e com Mestrado em Gestão Empresarial pela Universidade Autónoma de Lisboa, Mota ampliou a sua formação académica com um novo mestrado em Marketing pela Universidade de São Paulo, no Brasil. A sua trajetória profissional inclui longos anos de liderança em seguros, começando em 1996 em Portugal, onde ocupou várias posições sénior na Companhia de Seguros Fidelidade até 2010. Em 2011, mudou-se para Luanda e fundou a Universal Seguros, uma seguradora angolana que, em 2017, foi rebatizada como Fidelidade Angola, após integração com o Grupo Fidelidade. Como CEO da Fidelidade Angola, assumiu a liderança de uma operação que cresceu rapidamente, conquistando reconhecimento no mercado local e contribuindo para o desenvolvimento do setor segurador angolano. Na altura do rebranding, enfatizou a maturidade da equipa local e o apoio do know-how do grupo português como fatores decisivos para o sucesso da integração. Após 13 anos à frente da Fidelidade Angola, em agosto de 2024 foi nomeado CEO da Sanlam Angola Seguros, parte da joint venture SanlamAllianz que opera em 27 países africanos. A sua nomeação ocorreu em 12 de agosto de 2024, sucedendo Margaret Dawes, que acumulava os cargos de Presidente do Conselho de Administração e CEO, tendo assumido interinamente essas funções até então. Este novo papel coloca-o na liderança de uma seguradora com presença estruturada em todo o país, com agências, vários pontos de venda e uma rede de agentes, bem como com importância crescente no mercado angolano.
Beatriz Manuel Chongo
Presidente do Conselho de Certificação da Ordem dos Médicos de Moçambique

Beatriz Manuel Chongo
Presidente do Conselho de Certificação da Ordem dos Médicos de Moçambique
Beatriz Manuel Chongo é Presidente do Conselho de Certificação da Ordem dos Médicos de Moçambique, função que desempenha desde 2019, liderando reformas estruturantes no ensino e na certificação médica no país. Médica, investigadora e especialista em educação médica, tem sido uma das principais vozes na modernização do ensino superior em saúde em Moçambique, promovendo modelos de formação baseados em competências e alinhados com padrões internacionais de qualidade.
Licenciada em Medicina pela Universidade Católica de Moçambique, Beatriz Chongo completou um Mestrado Internacional em Educação das Profissões de Saúde (MHPE) na Maastricht University, na Holanda, e obteve o grau de Doutora em Ciências da Saúde e Ciências da Educação pela Universiteit Gent, na Bélgica, com uma investigação pioneira sobre a violência baseada no género e o seu enquadramento nos currículos médicos moçambicanos.
Com mais de 20 anos de experiência profissional, tem conciliado a docência, a investigação e a liderança institucional. Durante mais de uma década foi Professora e Investigadora Sénior no Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Eduardo Mondlane, onde contribuiu para o desenvolvimento curricular e a capacitação de jovens investigadores. Exerceu ainda funções de Chefe do Departamento de Apoio a Projetos e de Chefe do Departamento de Investigação do Centro de Coordenação dos Assuntos do Género (CeCAGe-UEM), promovendo a integração das perspetivas de género e saúde nas políticas públicas e académicas.
A nível nacional, é membro do Conselho Nacional de Residências Médicas do Ministério da Saúde, colaborando na definição e acreditação de programas de especialização médica. Internacionalmente, integra a Cochrane e o Joanna Briggs Institute, produzindo sínteses científicas sobre práticas baseadas na evidência e apoiando a tradução de investigação em políticas de saúde.
Nos últimos anos, tem-se destacado como investigadora e consultora independente em inovação e tendências da educação médica, com foco na integração da inteligência artificial, gamificação e realidade virtual no ensino das ciências da saúde, defendendo uma formação mais inclusiva, digital e acessível.
Beatriz Chongo é também fundadora de várias iniciativas de impacto social e científico, incluindo o projeto Mulher Africana na Ciência, que incentiva a participação de mulheres africanas nas áreas STEM, e o Scholarship and Opportunities, que facilita o acesso de jovens a bolsas de estudo e oportunidades académicas internacionais.
Bruno Gomes
CEO do Grupo Trofa

Bruno Gomes
CEO do Grupo Trofa
Bruno Gomes é o atual Chief Executive Officer (CEO) e Vice-Presidente do Conselho de Administração do Grupo Trofa Saúde, funções que desempenha desde janeiro de 2023. Com mais de duas décadas de experiência no setor da saúde privada em Portugal, a sua carreira está profundamente ligada à expansão e consolidação do grupo, um dos maiores operadores hospitalares do país.
A sua trajetória na Trofa Saúde iniciou-se em 2003, como Chief Procurement Officer do Hospital da Trofa, cargo que ocupou durante cinco anos. A partir daí, foi assumindo progressivamente funções de liderança em diferentes unidades do grupo, nomeadamente na Trofa Saúde Boa Nova, Alfena, Maia, Braga Sul, Barcelos, Famalicão, Valença e Ovar, tendo desempenhado um papel determinante na abertura e desenvolvimento de vários destes hospitais.
Entre 2008 e 2014, destacou-se como Executive Board Member da Trofa Saúde Boa Nova e, posteriormente, da Trofa Saúde Alfena. Em 2014, integrou o Conselho Executivo do Grupo Trofa Saúde, onde permaneceu durante mais de oito anos, contribuindo ativamente para a profissionalização da gestão, a expansão geográfica e a consolidação da marca no panorama nacional da saúde. Em julho de 2022, foi nomeado Vice-Presidente do Conselho de Administração, antes de assumir a liderança executiva do grupo no início de 2023.
Bruno Gomes é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e possui várias formações avançadas em gestão e administração hospitalar. Concluiu uma Pós-Graduação em Gestão e Administração Hospitalar pela Universidade Portucalense, um Executive Master em Finanças pela EGE – Escola de Gestão Empresarial, e o PADIS – Health Units Management pela AESE – Escola de Direção e Negócios, uma formação executiva de referência em gestão de unidades de saúde.
Carlos Masseca
Diretor do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, Angola

Carlos Masseca
Diretor do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, Angola
Carlos Masseca é médico licenciado pelo Instituto Estatal de Medicina da Cidade de Minsk, na Bielorrússia, e possui Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, Brasil. É especialista em Saúde Pública pelo Colégio de Pós-Graduação em Ciências Médicas e em Administração Hospitalar pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque na área da saúde, incluindo Secretário de Estado e Vice-Ministro da Saúde, Diretor Provincial de Saúde e Diretor do Hospital Provincial do Moxico. Atualmente, é Diretor-Geral do Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares – Cardeal Dom Alexandre do Nascimento. Além de suas funções administrativas, Carlos Masseca atua como docente na Faculdade de Medicina da Universidade Jean Piaget e na Escola Nacional de Saúde Pública, contribuindo para a formação de novas gerações de profissionais de saúde.
Carlos Monteiro
CEO Biojam Holding Group

Carlos Monteiro
CEO Biojam Holding Group
Carlos Jorge Monteiro é o fundador e atual CEO do Biojam Holding Group, grupo farmacêutico português sediado em Cascais. Com um percurso profissional e académico sólido, Monteiro soma mais de 30 anos de experiência na indústria farmacêutica, tendo construído uma carreira marcada pela inovação, visão estratégica e aposta em soluções diferenciadoras. A sua trajetória profissional iniciou-se em 1987, numa multinacional francesa do setor farmacêutico. Posteriormente, integrou uma das maiores empresas alemãs do ramo e, mais tarde, assumiu funções de direção numa multinacional norte-americana, onde liderou uma unidade de negócio. Esta experiência internacional permitiu-lhe absorver diferentes culturas empresariais – o rigor científico francês, a organização alemã e a visão liberal e de marketing norte-americana. Reconhecendo a importância de consolidar a sua formação, licenciou-se na Universidade Católica Portuguesa. Em 2006, fundou a Biojam, SA, inicialmente com um sócio. Após seguirem percursos distintos, Monteiro criou, em 2015, o Biojam Holding Group, consolidando o projeto com uma forte aposta na inovação. Sob a sua liderança, a Biojam destacou-se no combate à pandemia de Covid-19, sendo uma das primeiras empresas a disponibilizar testes antigénio em Portugal. Além disso, lançou soluções pioneiras, como uma linha de higiene oral adaptada a pessoas com diabetes (AnOxidente balance) e medicamentos inovadores para o tratamento da Leucemia Linfoblástica Aguda em crianças e jovens.
Cátia Costa
Diretora do Serviço de Neonatologia no Hospital Baptista de Sousa

Cátia Costa
Diretora do Serviço de Neonatologia no Hospital Baptista de Sousa
Cátia Costa, atualmente Diretora do Serviço de Neonatologia no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente – Cabo Verde e médica especialista em Pediatria e Neonatologia. Profissional dedicada ao cuidado integral de recém-nascidos e ao constante aprimoramento de conhecimentos, tendo desempenhado igualmente funções médicas nas ilhas do Fogo e da Boa Vista, tanto no setor público como no setor privado.
Com mais de duas décadas de experiência como médica, das quais, uma década em pediatria/neonatologia, sempre esteve comprometida com a atualização científica contínua e com a excelência na prática clínica, aliando conhecimento técnico à humanização no atendimento.
Atualmente é membro da Comissão Nacional de Vigilância e Registos dos Óbitos Maternos, Perinatais e Infantis, membro da Junta Médica de Saúde em Cabo Verde, entre várias outras funções médicas e hospitalares.
Clara Paz Dias
Formadora, Diretora Clínica ULS AAVE

Clara Paz Dias
Formadora, Diretora Clínica ULS AAVE
Elisa Pedro Gaspar
Bastonária da Ordem dos Médicos de Angola

Elisa Pedro Gaspar
Bastonária da Ordem dos Médicos de Angola
Médica de profissão, é titular da Cédula Profissional nº 937 da Ordem dos Médicos de Angola. Concluiu o Diploma Superior em Saúde Pública Internacional pelo Instituto de Saúde Carlos III, em Madrid (2011).
Por decisão da Comissão Estatal de Exames, em 25 de junho de 1992, foi-lhe atribuída a qualificação de médica e, posteriormente, o grau científico de Doutora em Medicina. É ainda mestre em Saúde Materno-Infantil pelo Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, no Recife, Brasil.
Atualmente, exerce funções como Bastonária da Ordem dos Médicos de Angola. Acumula ainda cargos de grande relevância, entre os quais: vice-presidente da Comunidade Médica da CPLP, presidente da Mesa da Assembleia da Federação Angolana de Basquetebol, coordenadora de Bolsas de Estudo do Comité Olímpico de Angola, coordenadora de formação em Covid-19 I-II Nível, coordenadora do Banco de Leite Humano em Angola e conselheira permanente do Conselho Nacional da Criança.
O seu percurso inclui também experiência como militar das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA). É membro da Sociedade Angolana de Pediatria e integra o Comité Internacional de Pesquisa em Seres Humanos.
Jorge Curval
Presidente do Conselho de Administração da ULS AAVE

Jorge Curval
Presidente do Conselho de Administração da ULS AAVE
Jurista e gestor na área da saúde. Exerceu funções como administrador de vários hospitais do Grupo Trofa Saúde entre 2010 e 2023. Atualmente é diretor e representante do grupo na Associação Ensinar Saúde Norte (AESN).
José Carlos Cruz
Diretor da Associação Ensinar Saúde Norte (AESN)

José Carlos Cruz
Diretor da Associação Ensinar Saúde Norte (AESN)
José Carlos Cruz é Diretor da Associação Ensinar Saúde Norte (AESN) e Administrador da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, funções que desempenha com dedicação há mais de duas décadas, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento do ensino superior na área da saúde em Portugal.
Licenciado em Podiatria pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN), iniciou o seu percurso académico e profissional na intersecção entre a ciência e a gestão, construindo uma carreira marcada pela inovação, pela formação contínua e pela promoção da qualidade no ensino e nos serviços de saúde.
Ao longo da sua trajetória, José Carlos Cruz especializou-se em diversas áreas estratégicas. Concluiu uma pós-graduação em Engenharia Biomédica/Médica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), aprofundando o seu conhecimento técnico sobre tecnologias aplicadas à saúde. Posteriormente, obteve especializações em Gestão do Ensino Fundamental pela Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal e em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte, reforçando as suas competências na administração e liderança de instituições de ensino e saúde.
Desde 2002, enquanto Administrador da CESPU, tem desempenhado um papel central no desenvolvimento estratégico e académico da instituição, promovendo o crescimento sustentável das suas unidades de ensino, a modernização das infraestruturas e a consolidação de parcerias com entidades nacionais e internacionais.
Como Diretor da Associação Ensinar Saúde Norte, José Carlos Cruz tem sido uma figura-chave na articulação entre a formação, a investigação e a prática clínica, assegurando a qualidade e a relevância social das respostas educativas e científicas da AESN no setor da saúde.
José Pedro Costa
CEO Mediplus

José Pedro Costa
CEO Mediplus
José Pedro Costa é o atual CEO da Mediplus, uma empresa portuguesa especializada em consultoria empresarial e gestão de saúde. Com uma sólida formação académica e vasta experiência profissional, José Pedro Costa tem desempenhado um papel fundamental na liderança e desenvolvimento estratégico da Mediplus. José Pedro Costa é licenciado em Gestão e possui uma formação complementar no INSEAD, uma das escolas de negócios mais prestigiadas a nível mundial. Antes de assumir a liderança da Mediplus, desempenhou funções de destaque em diversas instituições financeiras, onde se destacou pela sua competência técnica e visão estratégica. Na Mediplus, José Pedro Costa tem liderado a empresa com foco na inovação e na excelência dos serviços prestados. Sob a sua liderança, a Mediplus tem reforçado o seu compromisso com a qualidade e a proximidade ao cliente, consolidando-se como uma referência no setor de consultoria empresarial e gestão de saúde em Portugal. José Pedro Costa acredita na importância da adaptação às mudanças do mercado e na constante busca por soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes. Com uma liderança focada na transformação digital e na expansão de produtos e serviços, José Pedro Costa continua a desempenhar um papel central no desenvolvimento e crescimento da Mediplus. Com uma carreira marcada pela dedicação e excelência, José Pedro Costa é reconhecido pelo seu percurso profissional exemplar e pela sua capacidade de promover mudanças significativas no setor de consultoria empresarial e gestão de saúde.
José Tulha
Diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital da Prelada

José Tulha
Diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital da Prelada
José Tulha é médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, com diferenciação nas áreas da cirurgia do joelho e do ombro, cirurgia artroscópica, artroplastia e traumatologia desportiva. Domina, além do português, inglês, espanhol e francês. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1999. Entre 2002 e 2009 realizou o internato complementar de Ortopedia no Hospital de S. João, no Porto. Durante a sua formação, realizou estágios internacionais de elevada especialização: em Stanmore, Reino Unido; em Paris, na Clinic du Sport; e no Hospital da Pitié-Salpêtrière, também em Paris. No percurso académico e profissional, foi Professor Assistente Convidado da Cadeira de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do Hospital de S. João (2000-2010) e exerceu como especialista em Ortopedia e Traumatologia no mesmo hospital entre 2009 e 2010. Desde então, integra o Hospital da Prelada, no Porto, onde é Diretor do Serviço de Bloco Operatório. Em 2017, foi membro fundador do Serviço de Medicina Desportiva da instituição. Paralelamente, dirigiu o Gabinete Médico do FC Feirense nas épocas de 2017/2018.
José Vila Nova
Chairman da MediCluster, Making Health Together Vice-Presidente do Grupo Trofa Saúde

José Vila Nova
Chairman da MediCluster, Making Health Together Vice-Presidente do Grupo Trofa Saúde
Mais de 12 anos de experiência em Angola como Fundador e Chief Medical Officer da Mediplus Planos de Saúde.
Responsabilidades: Supervisionar a direção estratégica, estabelecer parcerias e assegurar o alinhamento do programa com as necessidades de saúde de Angola.
Luís Barbosa
Financial Services Market Leader, PwC Portugal

Luís Barbosa
Financial Services Market Leader, PwC Portugal
Luís Filipe Barbosa é atualmente Financial Services Market Leader da PwC Portugal, onde desempenha também o cargo de sócio responsável pela área de consultoria de Financial Services Risk & Regulation (FSRR). Na firma, coordena equipas dedicadas a projetos de risco, regulação prudencial, governação interna, conformidade, desenvolvimento de modelos internos, exercícios de stress testing e otimização de requisitos regulatórios, desempenhando um papel central no apoio ao setor financeiro português e internacional.
Desde junho de 2015, Luís Barbosa lidera a iniciativa europeia da PwC nas áreas de Credit Risk Modelling, TRIM e RWA (Risk-Weighted Assets), estando igualmente à frente dos workstreams de Model Risk Management e da implementação de modelos internos de risco de crédito associados ao regime de Basel IV na região EMEA. Esta responsabilidade confere-lhe uma posição de destaque no panorama europeu da consultoria financeira, participando em projetos transversais e de grande impacto para instituições financeiras.
Com mais de 19 anos de experiência profissional, o seu percurso reparte-se entre três pilares fundamentais: a passagem por um dos maiores bancos portugueses, integrando um grupo bancário de referência a nível nacional; o trabalho no Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal, onde adquiriu experiência direta na regulação e supervisão do setor; e, por fim, a sua atividade na PwC, onde consolidou a carreira como especialista em risco e regulação no setor financeiro.
A sua formação académica reflete igualmente uma preparação sólida para a carreira que desenvolveu. É licenciado em Economia pela Universidade do Minho, possui um Mestrado em Gestão com especialização em Banca e concluiu ainda um MBA com especialização em Finanças, reforçando assim a sua base de conhecimento em áreas-chave da economia e da gestão financeira.
O percurso de Luís Filipe Barbosa evidencia, portanto, uma carreira marcada pela especialização em risco, regulação e banca, com uma forte componente internacional e um posicionamento estratégico dentro da PwC Portugal e da rede global da firma.
Luís Filipe Menezes
Médico, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa

Luís Filipe Menezes
Médico, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa
Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1977. Completou o internato geral no Hospital de S. João do Porto (1978-1979 e 1981) e desenvolveu serviços médicos em Saúde Pública em Celorico de Basto (1979) e na periferia de Amarante (1980). Entre 1977 e 1983, dirigiu um turno de 24 horas semanais de urgência no Hospital de Ovar. Foi assistente de Anatomia, Propedêutica Médica e Pediatria na Faculdade de Medicina do Porto (1977-1983) e completou o internato de especialidade em Pediatria por cinco anos, incluindo experiências no Hospital de Santo António do Porto, Hospital de S. João do Porto e no Hospital Necker des Enfants Malades, em Paris, no serviço de Neuropediatria. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para investigação clínica entre 2003 e 2005. Paralelamente, acumulou funções como Médico Diretor em diversas instituições, incluindo a Siderurgia da Maia (1977-2003) e a Companhia de Seguros Global (1987-1991). Também integrou o Comité da União Europeia para a Segurança e Higiene no Trabalho (1980-1985). Luís Filipe Menezes iniciou a carreira política como deputado no Parlamento Português (1987-1991 e 1995-1997). Entre 1997 e 2013, foi Presidente da Câmara Municipal de Gaia por quatro mandatos consecutivos, consolidando uma gestão reconhecida pelo desenvolvimento local. Exerceu funções governamentais como membro do Governo de Portugal (2001-2005) e foi membro do Conselho de Estado (2011-2015). Liderou ainda a Associação de Municípios Ibéricos Eixo Atlântico (2007-2009) e ocupou cargos de destaque no Partido Social Democrata, sendo presidente do partido a nível do Porto (1989-1997 e 1999-2002) e nacionalmente (2007-2008). Atualmente, Luís Filipe Menezes exerce funções enquanto Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa.
Luís Guimarães
Administrador Executivo e Chief Commercial Officer do Banco Português de Fomento

Luís Guimarães
Administrador Executivo e Chief Commercial Officer do Banco Português de Fomento
Luís Guimarães é Administrador Executivo e Chief Commercial Officer do Banco Português de Fomento, cargo que assumiu em abril de 2025. No banco público de desenvolvimento, é responsável pelas áreas de Banca Grossista, Investimento, Crédito, Financiamento de Projetos, Garantias e Internacionalização.
Com mais de 15 anos de experiência internacional, construiu grande parte da sua carreira no HSBC, onde ocupou cargos de direção em diversas geografias. Foi Chief of Staff para o Sul da Ásia, em Singapura, Head of Transformation para a Europa, em Londres, e Managing Director e Head of Strategy, Sustainability e Public Affairs na América Latina, liderando projetos de reestruturação, crescimento e implementação de estratégias ESG.
Antes de ingressar no HSBC, integrou a equipa de Estratégia Corporativa da EDP, colaborando diretamente com o Conselho de Administração em projetos de investimento e expansão.
É licenciado em Gestão pela Nova School of Business and Economics, com passagem pela Università degli Studi Roma Tre ao abrigo do programa Erasmus, e antigo aluno da Escola Alemã de Lisboa.
Luís Paixão Martins
Consultor de Comunicação

Luís Paixão Martins
Consultor de Comunicação
Luís Filipe Paixão Martins, nascido em Lisboa a 1 de janeiro de 1954, é um renomado especialista português em comunicação, com uma carreira distinta que abrange jornalismo, relações públicas e consultoria política. Iniciou sua trajetória profissional na rádio, integrando a Equipa Radiofónica de Emissão do Liceu Camões em 1967. Em 1971, iniciou-se como locutor na Rádio Renascença, onde permaneceu até 1975, e, posteriormente, trabalhou na Rádio Comercial entre 1979 e 1986, destacando-se como editor de noticiários e programas de informação. Em 1986, Paixão Martins fundou a LPM Comunicação, pioneira no setor de consultoria em comunicação em Portugal. Sob sua liderança, a LPM tornou-se uma das principais empresas de relações públicas do país, atendendo a uma vasta gama de clientes nacionais e internacionais. Além disso, desempenhou um papel crucial em diversas campanhas eleitorais, incluindo as de José Sócrates, Cavaco Silva e António Costa, contribuindo significativamente para a obtenção de maiorias absolutas para o Partido Socialista. Em 2015, após deixar as funções executivas na LPM, Paixão Martins fundou a Associação Acta Diurna e inaugurou o NewsMuseum em Sintra, um espaço dedicado à história dos media e da comunicação. O museu visa promover a literacia mediática e homenagear os profissionais do setor. Atualmente, Paixão Martins reside entre Lisboa e uma aldeia na fronteira de Monfortinho, onde mantém atividades de turismo rural e florestais. Continua ativo como analista político, colaborando com diversos meios de comunicação, como a CNN Portugal e o canal NOW.
Manuela Mendes
Diretora do Hospital Materno Infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes, Angola

Manuela Mendes
Diretora do Hospital Materno Infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes, Angola
Manuela Mendes é Diretora Geral do Hospital Materno Infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes, em Luanda, Angola, instituição de referência na saúde materna e infantil. Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, construiu uma carreira sólida na gestão hospitalar e no setor empresarial. Desde 1992, exerce funções de Diretora nas Organizações Santa Marta – Comércio, Indústria e Prestação de Serviços, acumulando experiência em liderança, planeamento estratégico e administração de recursos. Desde 2017, é também Diretora Geral das Organizações Santa Marta Comércio e Importação. No Hospital Materno Infantil do Camama, Manuela Mendes lidera a gestão estratégica e operacional, definindo planos, orçamentos e políticas, supervisionando recursos humanos, assegurando a conformidade legal, gerindo crises e representando a instituição nos órgãos de governação. Para além das funções institucionais, é fundadora da Vangulula House, uma iniciativa social que acolhe e apoia mulheres com fístula obstétrica, reforçando o seu compromisso com a saúde, dignidade e bem-estar das mulheres angolanas.
Miguel Guimarães
Ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, Deputado à Assembleia da República

Miguel Guimarães
Ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, Deputado à Assembleia da República
José Miguel Ribeiro de Castro Guimarães, natural do Porto, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Urologia (desde 1997) do Centro Hospitalar São João (CHSJ). Integrou a equipa de transplantação do CHSJ e participou em mais de 400 cirurgias de transplante renal. Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (2011-2017). Em 2005 obteve a Competência em Gestão dos Serviços da Saúde da Ordem dos Médicos. Organizou mais de 30 reuniões científicas e profissionais e como investigador publicou mais de uma centena de trabalhos de investigação em revistas nacionais e internacionais, na área da Urologia. Foi Bastonário da Ordem dos Médicos entre 2017 e 2023.
Neima Ferreira
Coordenadora Chefe do Programa Compacto Lusófono, Banco Africano de Desenvolvimento

Neima Ferreira
Coordenadora Chefe do Programa Compacto Lusófono, Banco Africano de Desenvolvimento
Neima Ferreira é atualmente Coordenadora Chefe do Programa Compacto Lusófono no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), instituição onde tem desempenhado um papel determinante no fortalecimento das relações económicas e de investimento entre os países africanos de língua portuguesa e os restantes Estados-membros do Banco.
Com uma carreira consolidada na área financeira e de desenvolvimento internacional, Neima Ferreira integra o BAD desde 2010, onde iniciou funções como Economista Júnior no âmbito do programa INOV Contacto. Nesse contexto, participou na elaboração do relatório “Cabo Verde – A Success Story” e contribuiu para a definição de novas estratégias de intervenção para São Tomé e Príncipe, bem como para o desenvolvimento do Regional Integration Strategy Paper para a África Ocidental (2011-2015).
Em 2015, integrou o Young Professional Program do Banco Africano de Desenvolvimento, um programa de liderança destinado à formação de futuros quadros do Banco. Durante este período, trabalhou em projetos estruturantes nos setores da energia e dos transportes, destacando-se a sua participação na aprovação e execução de iniciativas como o Ruzizi III, Rusumo Falls, LNG Mozambique, e Corporate Loan to Ethiopian Airlines, entre outros.
Desde 2018, enquanto Senior Investment Relations Officer no Africa Investment Forum, tem sido responsável pelo desenvolvimento de negócios na África Ocidental e Austral, pela gestão de um portefólio superior a 48 projetos, com um volume global superior a 56 mil milhões de dólares, e pela coordenação das relações institucionais com parceiros estratégicos como o Afreximbank, o DBSA e o Banco Europeu de Investimento. Liderou também a mobilização de mais de 345 mil dólares em patrocínios e contribuições provenientes de instituições como o G20 Compact with Africa (BMZ), BADEA e Economic Board of Mauritius.
No âmbito do Programa Compacto Lusófono, Neima Ferreira tem coordenado o desenvolvimento do plano anual de atividades, o acompanhamento de projetos de investimento e a articulação com investidores e patrocinadores. Entre os projetos sob sua supervisão destacam-se o Tete Steel, Vanadium and Power Project (1,2 mil milhões USD), o LNG Mozambique (1,3 mil milhões USD) e o SOAL AgroIndustrial Project (270 milhões USD), entre outros de relevo para o crescimento sustentável das economias lusófonas africanas.
Antes de integrar o Banco Africano de Desenvolvimento, exerceu funções como Investment Officer na AICEP Portugal Global, onde desenvolveu análises técnicas de programas de incentivo à inovação e à competitividade das PME, bem como como Analista Financeira Estruturada no Fundo Europeu de Investimento, no Luxemburgo.
Formada em Economia pela Universidade do Porto, com Mestrado em Modelação e Simulação Económica pela mesma instituição, Neima Ferreira alia uma sólida formação técnica a uma ampla experiência internacional em finanças de desenvolvimento, relações de investimento e promoção de parcerias estratégicas para o crescimento económico sustentável do continente africano.
Nelma Fernandes
Presidente da Confederação Empresarial da CPLP

Nelma Fernandes
Presidente da Confederação Empresarial da CPLP
Presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), é empresária, investidora e fundadora da Win Value – Negócios e Investimentos, Lda., holding com presença em setores como imobiliário, saúde, hotelaria, comunicação, futebol e retalho. Com formação executiva em Gestão Financeira pela Católica Lisbon School of Business and Economics e especializações em Liderança, Empreendedorismo, Inovação e Negociação, detém ainda um Mestrado em Gestão de Impacto e Sustentabilidade. É Board Member e Conselheira do África Center na Porto Business School, Membro do Conselho Superior da FUNCEX Brasil e Administradora Não Executiva do ECOBANK. Foi Vice-Presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP antes de assumir a presidência em 2022, tornando-se a primeira mulher a liderar a instituição.
Nuno Araújo
Coordenação Pedagógica do Projeto PALOP ExpertSaúde

Nuno Araújo
Coordenação Pedagógica do Projeto PALOP ExpertSaúde
Nuno Miguel Faria Araújo é atualmente responsável pela Coordenação Pedagógica do Projeto PALOP ExpertSaúde, promovido pela Associação Ensinar Saúde Norte (AESN). Com uma sólida carreira académica e profissional nas áreas da gestão em saúde e enfermagem, alia experiência docente à prática clínica e à investigação científica.
É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Saúde do Norte (Escola Superior de Saúde do Vale do Ave), onde leciona desde 2008, tendo anteriormente integrado os campi de Famalicão e Penafiel da mesma instituição. Paralelamente, desempenhou funções como Assistente Principal na Diaverum Portugal, entre 2005 e 2016, consolidando uma forte ligação ao setor da saúde.
Doutorado em Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com a tese “Critérios e Prioridades para a Gestão Financeira no Serviço Nacional de Saúde”, Nuno Araújo possui ainda um Mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa, uma Especialização em Enfermagem de Reabilitação pela Escola Superior de Enfermagem do Porto e diversos estudos avançados nas áreas da Gestão em Saúde e da Estratégia Empresarial.
Com domínio das línguas portuguesa, inglesa e espanhola, tem desenvolvido a sua atividade nos domínios das Ciências da Saúde e das Ciências Sociais e da Gestão, integrando conselhos pedagógicos e científicos no ensino superior e colaborando em projetos que cruzam a gestão e a prática clínica.
Nuno Rangel
CEO Rangel Logistics Solutions Portugal

Nuno Rangel
CEO Rangel Logistics Solutions Portugal
Formou-se em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa do Porto (1998-2004) e concluiu um Global Executive MBA no IESE, da Universidade de Navarra (2012-2013). Ingressou na Rangel Logistics Solutions em 2004 e atua como CEO desde 2013. A Rangel é uma empresa portuguesa de logística com presença direta em nove países: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil, África do Sul, México, Zâmbia e Tanzânia. A empresa oferece soluções integradas de logística e transporte, incluindo transporte rodoviário, marítimo e aéreo, armazenagem, distribuição física, serviço expresso de correio, formalidades aduaneiras, feiras comerciais, exposições e logística de obras de arte. Além disso, Nuno Rangel ocupa vários cargos em conselhos de administração: é membro do Conselho de Direção da APLOG (Associação Portuguesa de Logística) e da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA), onde também atua como diretor; Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM); e Presidente da Assembleia Geral da APOL (Associação Portuguesa de Operadores Logísticos). Em 2019, foi reconhecido como um dos “40 Líderes abaixo dos 40 anos” pelo Expresso, destacando seu impacto e liderança no setor de logística.
Nuno Serrano
Administrador, MCS – Moçambique Companhia de Seguros

Nuno Serrano
Administrador, MCS – Moçambique Companhia de Seguros
Nuno Serrano é Administrador da Moçambique Companhia de Seguros, cargo que exerce desde junho de 2017, liderando a estratégia de crescimento e consolidação da seguradora no mercado moçambicano. Com mais de 25 anos de experiência no setor segurador, construiu uma carreira sólida e diversificada, marcada pela capacidade de gestão, visão estratégica e aposta na inovação e desenvolvimento de equipas.
Licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA – Instituto Universitário, iniciou o seu percurso profissional na Tranquilidade, onde desempenhou funções nas áreas de Recursos Humanos, primeiro como Técnico de Recrutamento e Formação e, posteriormente, como Responsável de Recursos Humanos. A experiência nesta vertente humana da gestão permitiu-lhe desenvolver competências transversais de liderança e comunicação organizacional, que se tornariam pilares da sua atuação executiva.
Entre 2005 e 2007, assumiu a função de Gerente na Tranquilidade (atual Generali Tranquilidade), antes de integrar a Real Seguros, S.A., onde exerceu o cargo de Diretor de Canais Alternativos, contribuindo para o reforço da rede de distribuição e expansão comercial da marca.
Em 2009, passou a integrar a N Seguros / SAN Seguros, S.A., onde desempenhou o papel de Diretor Executivo durante quase oito anos, liderando projetos de transformação digital e de diversificação de produtos, consolidando a presença da companhia no setor segurador português.
Desde 2017, em Moçambique, Nuno Serrano tem sido uma figura central na modernização e fortalecimento da Moçambique Companhia de Seguros, apostando em políticas de proximidade, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, num mercado em franco crescimento.
Pedro Cunha
Presidente do Conselho de Administração da ULS AAVE

Pedro Cunha
Presidente do Conselho de Administração da ULS AAVE
É Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e Doutorado em Medicina Clínica pela Escola de Medicina da Universidade do Minho, tendo obtido a classificação final de “Muito Bom”. Completou com Mérito o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE Business School. É Médico do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães onde exerceu várias funções: Consultor e Assistente Hospitalar Graduado em Medicina Interna (2015) e Especialista Europeu em Hipertensão Arterial pela Sociedade Europeia de Hipertensão desde 2011. Coordena desde 2006 a Consulta de Hipertensão e Risco Vascular do Centro para a Investigação e Tratamento da Hipertensão Arterial, que viria a receber a distinção de Centro de Excelência Europeu em Hipertensão Arterial pela Sociedade Europeia de Hipertensão, em 2009. Entre 2020 e 2021 foi Coordenador da Unidade de AVC e Unidade de Cuidados Intermédios Médicos do Serviço de Medicina Interna. Desde 2021 é Diretor do Serviço de Urgência Médico Cirúrgico. Foi Membro do Conselho Diretivo do Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos entre 2015 e 2023, tendo exercido a função de Presidente entre 2021 e 2023. Em 2004 foi o vencedor da Bolsa de Investigação Clínica da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, tendo com a mesma sido acolhido no Centre d’Investigations Cliniques do Hopital Européen Georges Pompidou em Paris, França (2005 / 2006), sob orientação do Prof. Michel Azizi. Em fevereiro de 2017 recebeu o Prémio Fernando Pádua da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Em maio de 2020 recebeu uma Bolsa de Investigação da Fundação Ciência e Tecnologia, no âmbito do Programa RESEARCH4COVID19. Participou em vários Júris de Doutoramento nacionais e Internacionais, como arguente ou arguente principal. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave.
Tiago Ramos
Representante da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos
Tiago Ramos
Representante da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos
Main Partner
Parceiros Institucionais
Parceiros MediCluster
